O engenheiro, jornalista e escritor Eugênio Ferraz é o convidado da Academia Mineira de Letras para falar sobre “Restaurações singulares no Brasil em patrimônios históricos”. A palestra acontece no dia 8 de novembro, às 19h30, no auditório da AML, com participação gratuita. Durante o evento, também serão lançados dois livros do palestrante: “Restaurações Singulares no Brasil e outras experiências acerca do patrimônio nacional” – VOLUME I e VOLUME II.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

Na palestra, Eugênio Ferraz vai abordar aspectos singulares, curiosidades, dificuldades e soluções em trabalhos de restaurações de prédios históricos, bem como os desafios da manutenção em patrimônios. Destaque para os casos do Convento dos Mercedários, em Belém do Pará, que foi completamente destruído por um incêndio, e o Teatro Amazonas, em Manaus.

Os livros que serão lançados são dois volumes de uma trilogia que versa restaurações de importantes monumentos nacionais, mostrando em imagens e detalhes técnicos, aliados a aspectos históricos de suas trajetórias e recuperações pelo país.

“Restaurações Singulares no Brasil e outras experiências acerca do patrimônio nacional” – VOLUME I – Especial Convento dos Mercedários, em Belém do Pará, patrocinado pela CEMIG, mostra rapidamente a Casa dos Contos de Ouro Preto e várias Alfândegas do pais restauradas e, em especial, detalha a completa restauração do Convento dos Mercedários e sua anexa Igreja das Mercês em Belém do Pará, contendo, ainda, cópia de importante processo judicial movido, no século XIX, pela Igreja contra a União Federal pela posse da Igreja, com conceitos, na recém república, que deram origem ao Código Civil Brasileiro. . Já “Restaurações Singulares no Brasil e outras experiências acerca do patrimônio nacional” – VOLUME II –- patrocinado pela CBMM – Especial Teatro Amazonas, Manaus AM aborda a restauração do Teatro Amazonas e contém ainda textos acerca da experiência do autor em restaurações e preservações.

 

Sobre o palestrante:

Eugênio Ferraz, casado, 3 filhos, engenheiro civil, ambiental e de segurança, especializado em restaurações, membro do Instituto Mineiro de Avaliações e Perícias de Engenharia/IBAPE, membro do IHGMG e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, jornalista e escritor, com cerca de 20 livros publicados. Fez carreira, por quase 40 anos no Ministério da Fazenda, os últimos 14 como Superintendente do MF em MG, cargo que deixou para assumir a Direção-Geral da Imprensa Oficial de MG, onde permaneceu de 2011 a 2017. Colaborador de jornais e revistas, fundou a Revista da Casa dos Contos e a Revista MemóriaCult da qual é o diretor-executivo e editor-geral. Criou e coordenou por mais de 10 anos o Sistema de Museus de Ouro Preto e o Fórum de Dirigentes Federais em MG. É o chanceler da Comenda Ambiental de São Lourenço e da Comenda da Liberdade e Cidadania que une São João d’el Rei, Ritápolis e Tiradentes. Dirigiu também o Museu Casa dos Contos e o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, em Ouro Preto.

 

SERVIÇO:

Palestra “Restaurações singulares no Brasil em patrimônios históricos”, com Eugênio Ferraz

Lançamento dos livros “Restaurações Singulares no Brasil e outras experiências acerca do patrimônio nacional” – VOLUME I e VOLUME II

Data: 8 de novembro

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.