Dando início à temporada de 2015 do projeto O Autor na Academia, a AML convida Antônio Carlos Secchin, membro da Academia Brasileira de Letras, para apresentar um recital poético com a obra de Carlos Drummond de Andrade.

A apresentação irá decorrer a partir de seis eixos temáticos: a infância do escritor mineiro, a poesia, a família, a solidão, o amor, a morte e a sociedade. O repertório abrange desde os textos de grande repercussão do poeta até as raridades, menos conhecidas pelo público. Secchin também assina a concepção, o roteiro, a direção do recital.

O projeto O Autor na Academia acontece todo mês na AML e traz grandes nomes da literatura nacional para discutir sobre tópicos relativos ao universo das letras e da arte.

Recital “Carlos Drummond de Andrade” com Antônio Carlos Secchin
Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
Horário: 19h
Estudantes universitários receberão certificado de participação
Entrada gratuita

 

Secchin e Drummond

Em 2005, Antônio Carlos Secchin conseguiu localizar o que pesquisadores de todo país acreditavam nem mais existir: um original desaparecido de “25 Poemas da Triste Alegria”, uma obra de Carlos Drummond de Andrade ainda não publicada na época. Após negociar com quem guardou os documentos datilografados, o crítico recebeu a autorização da família e um livro inédito do autor foi publicado pela Cosac Naify em 2009. O nome de quem estava com os originais jamais foi divulgado.

Breve currículo

Imortal da Academia Brasileira de Letras, Antônio Carlos Secchin é um crítico literário com uma notável obra de ensaios e poesias. Em sua bagagem bibliográfica, o autor carrega as edições das principais antologias de grandes nomes da literatura brasileira: Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Ferreira Gullar, entre outros.

Natural do Rio de Janeiro, Secchi é professor emérito de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da UFRJ e Doutor em Letras pela mesma Universidade. Seu primeiro marco como ensaísta foi em 1987, com o livro “João Cabral: a Poesia de Menos”, pelo qual recebeu dois prêmios: um da ABL e outro do Instituto do Livro. Quase 30 anos depois, em 2014, o pesquisador publicou uma extensão da obra: “João Cabral de Melo Neto: Uma fala só lâmina” (Cosac Naify).

Composta por sete publicações, sua obra de poesia também foi bastante apreciada pela crítica. A antologia poética de Antônio Carlos Secchin, “Todos os Ventos” (2002) recebeu o Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Fundação Biblioteca Nacional (2002), o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras (2003) e o Prêmio Nacional do PEN Clube do Brasil (2003).

Apoio: