No último encontro do ano do “Lacan na Academia – Conversando com a Literatura”, programa da Academia Mineira de Letras que aborda interseções entre a literatura e a psicanálise, o professor Gilson Iannini e o diretor teatral Marcos Malafaia apresentam a palestra “O sonho e a emergência do estranho em Murilo Rubião”. O encontro será realizado no dia 6 de novembro, às 20h e tem entrada gratuita.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores. Copatrocínio da CEMIG.

O que o estranho e o familiar têm em comum? Por que as pessoas se sentem sozinhas ou experimentam medo dentro de casa, onde tudo é familiar? Há cem anos, Freud chamou esse sentimento de “Unheimliche”, que recentemente foi traduzido como “infamiliar”.

O professor Gilson Iannini explica que Freud formulou esse conceito a partir da leitura do conto de E. T. A Hoffmann, O homem da areia. “Essa obra ficcional mostrou ao psicanalista a especificidade de um mecanismo psíquico bastante frequente, uma sensação ligada à angústia e ao horror, que experimentamos como algo ao mesmo tempo muito longe e muito perto de nós, muito estranho e muito familiar, muito inquietante e muito próximo”, acrescenta.

Seu encontro com o diretor teatral Marcos Malafaia pretende  mostrar como o processo de concepção e montagem de cenas e de sua relação com a composição de uma sensação onírica pode ser usado para discutir a literatura brasileira. À frente do Giramundo, o diretor teatral vai colocar em debate a composição de personagens Murilianos, em cada “conto base” do espetáculo “O Pirotécnico Zacarias”, ressaltando os elementos de composição das cenas, como vídeos, bonecos, máscaras, cenografia, iluminação, etc. “Será uma apresentação da ideia de uma cena onírica, multimidiática e multidimensional, e exemplificação desse conceito e de sua relação com a estrutura cenográfica e da organização não linear do roteiro adaptado da obra de Rubião”, completa.

Neste semestre o programa Lacan na Academia – Conversando com a Literatura, que tem parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais – EBP-MG e curadoria de Laura Rubião, abordou temas do tempo e do sonho em três encontros com a literatura.

 

Sobre os palestrantes:

Marcos Malafaia é formado em Sociologia (UFMG 1990), e Mestre ado em Estudos Culturais Contemporâneos Universidade FUMEC (2019) e é especialista em Arte Educação (UEMG 2008). Integrante do Giramundo Teatro de Bonecos desde 1987, atualmente Diretor do grupo, com trabalho nos campos de direção cênica, roteiro, cenografia, animação, coordenação de projetos, educação e formação de marionetistas, concepção de bonecos e figurinos. Desde 2005, coordena o DAG – departamento de arte gráfica Giramundo e o BIG – banco de imagem Giramundo. Desde 2002, atua como professor na Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Universidade FUMEC, nas áreas de design, história, filosofia e metodologia.

Gilson Iannini trabalha com filosofia e psicanálise. Atualmente é professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde leciona teoria psicanalítica. Foi professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde lecionou por quase duas décadas (1999 até 2017). É doutor em filosofia pela USP (2009) e mestre em filosofia pela UFMG (1998). Ambos os trabalhos se inserem na interface entre filosofia e psicanálise e foram financiados pela CAPES. Entre 2014-2015, desenvolveu pesquisa de pós-doutorado, sobre as relações entre ciência e literatura em Freud, com bolsa do CNPq. Obteve, em 2005, na Université Paris VIII, o título de “Master en Psychanalyse: concepts et clinique” (antigo “DEA du Champ Freudien”), além de participar da sessão clínica da École de la Cause Freudienne.

 

SERVIÇO:

Lacan na Academia – Conversando com a Literatura

Palestra “O sonho e a emergência do estranho em Murilo Rubião” – com Gilson Iannini e Marcos Malafaia

Data: 6 de novembro

Horário: 20h

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1.466, Lourdes).

Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.000 médicos cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.