O professor e acadêmico da AML Patrus Ananias, titular da cadeira de nº 39, é o convidado da Academia Mineira de Letras na palestra “Direito e Política”, conectando ambos os assuntos em que o palestrante tem profundo conhecimento.  O conteúdo estará disponível no canal de Youtube da instituição a partir do dia 2 de julho, às 11h.

Patrus Ananias explica que o Direito e a Política emergem juntos a partir da vida comunitária que caracteriza os seres humanos. “Ao mesmo tempo que buscam a companhia dos semelhantes e constroem relações de solidariedade, emergem também os conflitos que exigem normas e políticas públicas”, salienta. Esse tema será amplamente abordado durante a palestra.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

 

Sobre o palestrante:

Patrus Ananias nasceu em Bocaiúva, onde passou a infância e adolescência. Aos 20 anos, foi para Belo Horizonte. Foi professor de Introdução ao Estudo de Direito na Faculdade Mineira de Direito da PUC-Minas e pesquisador da Escola Legislativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Graduou em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e se especializou em Poder Legislativo pela PUC-Minas, onde também se tornou mestre em Direito Processual

Em 1989, atuou como vereador em Belo Horizonte. Foi eleito prefeito da capital mineira em 1992 para o período de 1993-1996. Em 2002, foi eleito deputado federal e permaneceu na Câmara até 2004, quando foi convocado pelo então presidente Lula para implantar o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), onde permaneceu até 2010. Nesse período, ajudou a consolidar o Programa Bolsa Família e uma rede de políticas públicas sociais para combater a fome, a desnutrição, a miséria e a pobreza no país.

Em 2015, assumiu, a convite da presidenta Dilma Rousseff, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, onde desenvolveu ações voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar, na perspectiva da agroecologia, do cooperativismo e da efetivação do princípio constitucional referente à função social da propriedade por meio da reforma agrária.

Após o golpe que afastou a presidente constitucional, reassumiu o mandato de deputado federal e se reelegeu em 2018. É membro da Academia Mineira de Letras desde 1996.

 

SERVIÇO:

Palestra on-line “Direito e Política”, com Patrus Ananias

Data: a partir de 2 de julho, às 11h

Acesso: https://www.youtube.com/channel/UCUouO1ZqcTddHGbNandwh1w