Como parte da programação 2020, a Academia Mineira de Letras apresenta a palestra on-line “Religiosidade e sociabilidades nas Minas Gerais setecentistas”, com o historiador e membro da AML, Caio Boschi. A palestra será gravada na casa do acadêmico, que ocupa a cadeira de nº 30, e publicada no canal do YouTube da instituição no dia 14, a partir das 11h, para que o público possa assistir em casa.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

Desde os seus primórdios, a tricentenária Minas Gerais tem como uma das suas marcas mais expressivas a religiosidade, evidenciada, dentre outras expressões, pelas numerosas igrejas e capelas existentes nas chamadas “cidades históricas”.

A palestra traz esse panorama com um ponto de vista diferenciado. “É preciso observar que tal fenômeno não se deve tanto à ação e ao trabalho da Igreja Católica como instituição, mas sim à iniciativa e ao zelo de entidades leigas. Por conseguinte, nas Minas Gerais no século XVIII – como, de certa forma, ainda hoje – religiosidade se funde e se confunde com fraternidades e sociabilidades”, aponta Caio Boschi.

Além das palestras on-line inéditas a serem lançadas como parte da programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

 

Sobre o palestrante:

Caio Boschi é licenciado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em História Social Pela USP. É professor titular do Departamento de História da PUC Minas, professor (aposentado) do Departamento de História da UFMG; sócio emérito do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Possui dezenas de artigos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais e é autor de vários livros, como “Exercícios de pesquisa histórica”, que mereceu da Academia Brasileira de Letras, em 2012, o Prêmio ABL de História e Ciências Sociais.

SERVIÇO:

Palestra on-line “Religiosidade e sociabilidades nas Minas Gerais setecentistas”, com Caio Boschi

Data/horário: 14/5, a partir das 11h

Acesso: https://www.youtube.com/channel/UCUouO1ZqcTddHGbNandwh1w

Facebook.com/academiamineiradeletras

Instagram.com/Amletras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.
Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.