2020 marca os 300 anos de MG e a data ganha homenagem especial na Academia Mineira de Letras. O acadêmico, escritor e jornalista Angelo Oswaldo apresenta a palestra “O Tricentenário da Capitania de Minas Gerais”, que fica disponível ao público a partir do dia 17, às 11h, no YouTube da AML.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG

Em síntese apurada, o acadêmico Angelo Oswaldo narra os acontecimentos históricos que culminaram na autonomia da Capitania de Minas Gerais, em 1720.

Com destaque para os movimentos das entradas e das bandeiras, para a Guerra dos Emboabas, o governo do Conde de Assumar, a revolta de Felipe dos Santos e o governo seguinte, de Antônio de Albuquerque.

Durante a palestra, também será detalhada como foi a criação das primeiras vilas do território mineiro: Mariana, Ouro Preto e Sabará.

O palestrante levanta a origem dos povos que acabaram se estabelecendo em Minas Gerais, provenientes de São Paulo, da Bahia, de Pernambuco e do norte de Portugal, sem esquecer de mencionar as populações indígenas e os africanos escravizados, com destaque para Chico Rei, que de cativo se transformou em ‘senhor de mina’ em Ouro Preto. A história de um dos primeiros quilombos de Minas também é contada na vídeo-aula.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

 

Sobre o palestrante:

Angelo Oswaldo nasceu em Belo Horizonte, MG. Foi Prefeito Municipal de Ouro Preto, MG, reeleito em 5 de outubro de 2008 para o mandato 2009/12. É escritor, curador de arte, jornalista profissional, advogado e gestor público. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, em 1971, e cursou o Instituto Francês de Imprensa, em Paris, França, 1973/1975. Foi crítico literário do Diário de Minas e editor do Suplemento Literário de Minas Gerais. Redator e editor da cultura do Estado de Minas, colaborou com a Folha de São Paulo, na condição de editorialista. Foi crítico de cultura da Rede Globo Minas e colaborador do Jornal do Brasil. Colaborou, ainda, no Le Monde, e foi consultor literário das Edições Gallimard, também em Paris. Exerce ainda a crítica de arte como curador, ensaísta, conferencista e membro de comissões julgadoras.

 

SERVIÇO:

Palestra on-line “O Tricentenário da Capitania de Minas Gerais”, com Angelo Oswaldo

 Data: a partir de 17/9, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Mais ainda, fomenta a geração de empregos e renda em nossa cidade, além de viabilizar projetos socioculturais para a comunidade. São iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura e foram gerados 16 mil postos de trabalho.

Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

 

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br