A Academia Mineira de Letras convida o advogado José Anchieta da Silva para falar de assuntos como o enfrentamento nos conflitos das emboabas, sedição de Vila Rica, Inconfidência Mineira e a construção da mineiridade. A palestra “O Santo do Pau Oco: sua presença nas Minas Gerais” estará disponível no canal de Youtube da instituição a partir do dia 3 de setembro, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

A abordagem compreende o alvorecer da capitania de Minas, o seu topônimo: Minas Gerais, a vida e a rede de poder na capitania. A cobrança do quinto mas não só o quinto. A Minas dos levantes, das sedições e das inconfidências várias. O ‘Santo do Pau Oco’: a imagem e a expressão. Origem e significados.

O palestrante também aborda a prática constante da dissimulação de atos entre os cidadãos e em relação às autoridades; o fingimento, a tolerância de práticas sediciosas do que não escapavam nem as autoridades civis, nem as eclesiásticas, os inconfidentes anônimos ou conhecidos, os mineradores, a gente livre e os escravos.

“Esta, a parte desprovida de nobreza dos habitantes daquela terra. De outro lado e a partir de profundos registros históricos daquela lida e daquela luta se construiu a personalidade do mineiro resiliente e conspirador, inteligente e trabalhador, inquieto; conjunto de valores que resultaram na identificação expressa no vocábulo mineiridade”, ressalta José Anchieta da Silva.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

 

Sobre o palestrante:

José Anchieta da Silva Mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da UFMG. Doutorando em Ciências Jurídico-Empresariais na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Especialista em História de Direito pela mesma Faculdade.  Membro do Instituto dos Advogados de Minas Gerais – IAMG (e seu ex-presidente). Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais – IHGMG.  Membro das Academias Municipalista de Letras e Marianense de Letras. Membro da Academia Mineira de Letras Jurídicas (seu atual presidente). Membro da Associação dos Amigos da Academia Mineira de Letras–AMIGOS (seu atual presidente). Membro da Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas (atualmente, um de seus vice-presidentes).

SERVIÇO:

Palestra on-line “O Santo do Pau Oco: sua presença nas Minas Gerais”, com José Anchieta da Silva

 Data: a partir de 3 de setembro, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Mais ainda, fomenta a geração de empregos e renda em nossa cidade, além de viabilizar projetos socioculturais para a comunidade. São iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura e foram gerados 16 mil postos de trabalho.

Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

 

Cemig

De onde vem a nossa força?

 

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br