O célebre escritor infanto-juvenil Ângelo Machado ganha homenagem na Academia Mineira de Letras no dia 6 de dezembro, às 19h30. O acadêmico ocupante da cadeira nº 37,  escritor Olavo Romano juntamente com o médico e ilustrador Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues (Lor) apresentam a palestra “Descobrindo Ângelo Machado”. Na ocasião, também será lançado o mais recente trabalho do homenageado, “Cristóvão e os grandes descobrimentos”, em uma parceria com a Caravana Grupo Editorial.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

Ângelo Machado, médico por formação e um dos maiores pesquisadores de libélulas do mundo, possui vasta obra literária, especialmente voltada para o público infanto-juvenil. Reconhecido pelo seu humor e sensibilidade, há mais de 30 anos Machado se dedica à literatura em suas mais variadas manifestações: romance, conto, crônica e teatro, bem como à música.

O médico e ilustrador Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues, o Lor, e o escritor Olavo Romano se unem para contar um pouco da trajetória do homenageado e falarão sobre o mais recente trabalho do autor: “Cristóvão e os grandes descobrimentos”.

O livro, que também será lançado na ocasião, é voltado para crianças e adolescentes, com narrativa irreverente que traz as peripécias de Cristóvão, um piolho questionador que chega ao mundo, aliás, à cabeça, questionando-a. Inconformado com as respostas dos mestres e da família, o valente piolho sai a desbravar sua terra para saber se, de fato, a cabeça é ou não plana.

 

 

Sobre os palestrantes:

Olavo Romano nasceu em Morro do Ferro, distrito de Oliveira, na quase primavera de 1938. Formado em Direito, cursou mestrado em Administração, estudou Inglês, Planejamento Educacional, além de Modelo de Ajuda e Tecnologia Educacional. Militou na política estudantil e partidária, deu aula de Inglês no ensino médio e Administração na PUC-MG. Aprovado em concurso para perito criminal, exerceu vários cargos de administração superior e aposentou-se como Procurador do Estado.

Cidadão Honorário de Belo Horizonte, Romano recebeu, dentre outras, as medalhas da Inconfidência, Santos Dumont e JK, todas em grau ouro; Tribunal de Justiça Militar, Corregedoria de Justiça do TJMG, Cidadania e Liberdade, Mérito Legislativo, Mérito Cultural, do Lions Clube; João Pinheiro e Almocrafe, do IHGMG.           Com vinte livros publicados, sócio-fundador e Secretário Geral da Federação das Academias de Letras e Cultura de Minas Gerais – FALEMG, é Presidente Emérito da Academia Mineira de Letras, que dirigiu entre 2013 e 2016.

 

Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues é mineiro de Jesuânia , formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde se aposentou como professor titular e ajudou a criar o Centro de Referência de Neurofibromatoses do Hospital das Clínicas da UFMG. Com o pseudônimo de Lor publicou, desde 1973, cerca de 10 mil desenhos, charges, quadrinhos e ilustrou diversos livros. Foi bolsista do CNPq e atualmente é presidente da Associação Mineira de Apoio às Pessoas com Neurofibromatose (AMANF).

 

SERVIÇO:

Palestra “Descobrindo Ângelo Machado “, com Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues (Lor) e Olavo Romano

Lançamento do livro “Cristóvão e os grandes descobrimentos”, de Ângelo Machado

Data: 6 de dezembro

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita e tradução simultânea em Libras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.