A literatura permite ao leitor conhecer a perspectiva de personagens e escritores em cenários econômicos e políticos distintos. Com isso em mente, o professor Emílio Maciel apresenta a palestra “Rotina e Quimera: Cyro dos Anjos e o romance de 30”, a partir da leitura de “O amanuense Belmiro”.  O conteúdo estará disponível no canal de Youtube da Academia Mineira de Letras a partir do dia 24 de setembro, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

A partir de uma leitura cerrada de alguns trechos decisivos de “O amanuense Belmiro”, de Cyro dos Anjos, o palestrante busca discutir o tenso e sutil diálogo do romance com os dilemas estéticos e políticos do período, bem como os nada pequenos desafios que isso impõe à sua vasta e riquíssima fortuna crítica.

Emílio Maciel ressalta que o livro é um dos grandes romances brasileiros de todos os tempos. “É também uma perene fonte de controvérsia para nossa melhor crítica literária, que há muito se debruça sobre as incontáveis implicações políticas das elipses e silêncios de seu narrador”, completa o professor.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

 

Sobre o palestrante:

Emílio Maciel é doutor em literatura comparada pela UFMG e professor associado de Teoria literária no ICHS/UFOP. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e pós-doutorado em Literatura Brasileira pela ”Sapienza” Universidade de Roma. Atua principalmente nas seguintes áreas: literatura comparada, teoria da literatura, teorias do romance, lírica moderna, cinema, desconstrução, música popular.

 

SERVIÇO:

Palestra on-line “Rotina e Quimera: Cyro dos Anjos e o romance de 30″, com Emílio Maciel

 Data: a partir de 24 de setembro, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Mais ainda, fomenta a geração de empregos e renda em nossa cidade, além de viabilizar projetos socioculturais para a comunidade. São iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 16 mil postos de trabalho e 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.

Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

 

Cemig

De onde vem a nossa força?

 

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br