Maria Valéria Rezende é uma das autoras brasileiras contemporâneas mais aclamadas e com obra amplamente premiada. Seu conto “Dilema”, do livro “Modo de apanhar pássaros à mão”, será referência na palestra “Correção e transgressão em um conto de Maria Valéria Rezende”, apresentada pela Academia Mineira de Letras, abordando aspectos envolvidos na tarefa da revisão de textos. A responsável pela análise é a professora, escritora e revisora de textos Ana Elisa Ribeiro. A apresentação estará disponível no Youtube da Academia Mineira de Letras a partir do dia 28 de maio, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

Na palestra, a professora e escritora Ana Elisa Ribeiro comenta aspectos da representação sobre a tarefa da revisão de textos com base em um conto da escritora Maria Valéria Rezende. Em “Dilema”, conto do livro “Modo de apanhar pássaros à mão” (Objetiva, 2006), a protagonista, uma revisora de textos, divide a cena com uma misteriosa senhora.  Essa relação e suas descobertas fazem emergir dilemas éticos, morais e profissionais na personagem principal, todos dignos de reflexão tanto no campo da literatura quanto no campo profissional daqueles que atuam como revisores de textos. Estão em questão as representações das figuras de autor/a e revisor/a, em especial na tensão que envolve, quase sempre, a revisão de textos literários.

Ana Elisa Ribeiro comenta o conto sob a perspectiva dos debates sobre a formação e a atuação profissional dos revisores de textos, campo de forte discussão nos últimos anos no Brasil, sob o debate mais amplo relacionado à profissionalização do mercado editorial e à precarização de certas atividades.

Para tecer estes comentários, a palestrante esteve em contato com a autora, Maria Valéria Rezende, a fim de conhecer o processo editorial do livro “Modo de apanhar pássaros à mão”. Ana Elisa conta também com sua própria experiência como autora revisada e como revisora de textos literários adultos e infantis.

Além das palestras on-line inéditas a serem lançadas como parte da programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

 

Sobre a palestrante:

Ana Elisa Ribeiro é doutora em Linguística Aplicada pela UFMG, com estágios pós-doutorais na Comunicação, na Linguística e nos Estudos Literários. É professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, onde também atua no Bacharelado em Letras (Tecnologias da Edição) e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Colaborou diretamente na fundação de cursos de especialização em revisão de textos e produção editorial em Belo Horizonte, desde o início dos anos 2000, depois de encerrar sua atuação fixa em casas editoriais mineiras. Atualmente, lidera um grupo de pesquisa sobre Mulheres na Edição, sediado no CEFET-MG. É autora de diversos livros literários e técnicos, entre eles Livro – edição e tecnologias no século XXI (Moinhos/Contafios, 2018).

 

SERVIÇO:

Palestra on-line “Correção e transgressão em um conto de Maria Valéria Rezende”, com Ana Elisa Ribeiro

Data: a partir de 28 de maio, às 11h

Acesso: https://www.youtube.com/c/academiamineiradeletras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.

Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.