No ano em que se celebra o centenário de nascimento de Clarice Lispector, a Academia Mineira de Letras homenageia a escritora abordando o poder transformador da literatura. Quem fala sobre o tema é o professor e escritor Fernando Armando Ribeiro na palestra “Clarice Lispector e a habitação poética do mundo”.  O vídeo estará disponível no canal de Youtube da Academia Mineira de Letras a partir do dia 9 de julho, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

A partir do conto “Amor”, de Clarice Lispector, o palestrante procura refletir sobre como a literatura pode transformar nossas vidas, desvelando dimensões da existência frequentemente ofuscadas pelas mais variadas rotinas.

Para Fernando Armando Ribeiro, num momento em que se vivem tantas dificuldades decorrentes da pandemia do COVID-19, “procuraremos abordar como o olhar poético e existencial de Clarice Lispector pode nos ajudar a encarar com mais leveza e serenidade essa quadra da história”.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

 

Sobre o palestrante:

Fernando Armando Ribeiro é doutor em Filosofia do Direito pela UFMG (2002), pós-doutor pela Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), com bolsa de estudos da Fulbright (2009). É professor dos cursos de bacharelado, mestrado e doutorado da Faculdade Mineira de Direito da PUC-Minas. É juiz civil e presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, membro da Academia Mineira de Letras Jurídicas (cadeira nº 34), membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG). Foi professor da Faculdade de Direito da UFMG (2000-2002), da Universidade Federal de Ouro Preto (2006-2008) e da Faculdade Milton Campos (1999-2008).

É autor de um livro de poesia e coautor de outros três livros do gênero e da novela “A fascinação das asas”. Também é coautor de 13 livros jurídicos, bem como de diversos artigos publicados em revistas especializadas. Tem atuado como palestrante em seminários e congressos regionais e nacionais.

 

SERVIÇO:

Palestra on-line “Clarice Lispector e a habitação poética do mundo”, com Fernando Armando Ribeiro

 Data: a partir de 9 de julho, às 11h

Acesso: https://www.youtube.com/channel/UCUouO1ZqcTddHGbNandwh1w

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.

Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

 

Cemig

De onde vem a nossa força?

 

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br