Como era a Belo Horizonte de 1920? A partir dos relatos dos escritores Pedro Nava, Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade, o professor e escritor, membro da Academia Mineira de Letras, ocupante da cadeira número 7, Wander Melo Miranda, traça um panorama na palestra “BH 1920: Mário, Drummond, Nava”, que estará disponível no Youtube da Academia Mineira de Letras a partir do dia 18 de junho, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

Os textos desses escritores estão carregados de relatos do dia-a-dia da capital mineira, muito diferente do que é hoje, embora algo nos pareça familiar no que a cidade manteve como sua marca diferencial.

Da perspectiva de Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava, Wander Melo Miranda aborda os anos 1920, considerando o marco urbano belo-horizontino como espaço de indagação, reminiscência e fabulação.

Além das palestras on-line inéditas a serem lançadas como parte da programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

 

Sobre o palestrante:

Wander Melo Miranda é membro da Academia Mineira de Letras, ocupante da cadeira número 7, professor emérito da Faculdade de Letras da UFMG, onde foi diretor da Editora UFMG (2000-2015), professor titular de Teoria da Literatura e coordenador do projeto Acervos de Escritores Mineiros. Autor de Os olhos de Diadorim e outros ensaios (2018), Nações literárias (2010) e Corpos escritos (1992), entre outros.

 

SERVIÇO:

Palestra on-line “BH 1920: Mário, Drummond, Nava “, com Wander Melo Miranda

Data: a partir de 18 de junho, às 11h.

Acesso: https://www.youtube.com/channel/UCUouO1ZqcTddHGbNandwh1w

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.