No dia 9 de dezembro, às 19h30, a Academia Mineira de Letras recebe as professoras e pesquisadoras Clotildes Avellar Teixeira e Janete Flor de Maio Fonseca. Elas conduzem a palestra “História, ensino e transversalidades: casos e reflexões”, explicando o projeto que deu origem ao livro homônimo, com contribuição de diversos pesquisadores. O exemplar será lançado na ocasião como e-book e será disponibilizado gratuitamente para download.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

A palestra aborda o projeto que reuniu professores e pesquisadores em torno da temática do ensino da história e a valorização do patrimônio cultural, privilegiando propostas educativas considerando os conteúdos transversais. As palestrantes contam sobre o processo colaborativo e seus projetos.

 

Sobre as palestrantes:

Clotildes Avellar Teixeira fez Pós-Doutorado no departamento de Ciências e Técnicas do Patrimônio na Faculdade de Letras da Universidade do Porto/Portugal. É Doutora em Ciência da Informação pela UFMG na linha de pesquisa Informação, Cultura e Sociedade (2014),  especialista em Gestão do patrimônio Cultural pela PUCMINAS (2002) e graduada em História pela UFMG (1993). É diretora de pesquisa da Historiarte Projetos Culturais e Artísticos desde o ano de 2002, iInvestigadora integrada do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» – FLUP, no grupo de investigação “Educação e Desafios Societais”, além de Líder do Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural : Educação e Novas Tecnologias (CNPq).

 

Janete Flor de Maio Fonseca fez Pós-Doutorado pela Université Libre de Bruxelles, é Doutora em História Social da Cultura, Mestre em História e Licenciada em História pela UFMG. Professora Associada I do Departamento de Educação e Tecnologias Universidade Federal de Ouro Preto, é integrante do Grupo Emergente “Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Criança, a Infância e a Educação” (UFOP). Membro colaborador do NEABI-UFOP e Líder do Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural : Educação e Novas Tecnologias (CNPq).

 

SERVIÇO:

Palestra “História, ensino e transversalidades: casos e reflexões”, com Clotildes Avellar Teixeira e Janete Flor de Maio Fonseca

Data: 9 de dezembro

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita e tradução simultânea em Libras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.