No ano em que se celebra o cinquentenário de morte do acadêmico Agripa Vasconcelos, a Academia Mineira de Letras recebe o jornalista e escritor Edmílson Caminha para apresentar “As histórias de Agripa, garimpeiro da história”. A palestra, que aborda a obra do autor, será realizada no dia 28 de outubro, às 19h30, com entrada gratuita.

O evento acontece no âmbito da Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

Conhecido por suas admiráveis “Sagas do País das Gerais”, Agripa Vasconcelos foi membro da Academia Mineira de Letras e se destacou na literatura por criar romances e personagens marcantes, contextualizados com episódios importantes da história e da economia de Minas Gerais. Dentre seus livros, Edmílson Caminha aprofunda-se, em sua palestra, no título “Gongo Soco”.

 

Sobre o palestrante:

Edmílson Caminha é escritor, jornalista, professor de literatura brasileira e de língua portuguesa. Natural de Fortaleza (CE), dirigiu a Rádio Educativa e o Departamento de Jornalismo da TV Educativa do Estado do Piauí. É consultor legislativo (aposentado), da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), onde atuou como presidente no conselho editorial. Tem artigos, ensaios e entrevistas publicados em diversas revistas e jornais brasileiros.

Escreveu os livros: “Palavra de escritor” (1995), “Inventário de crônicas” (1997), “Villaça, um noviço na solidão do mosteiro” (1998), “Lutar com palavras” (2001), “Drummond, a lição do poeta” (2002), “Pedro Nava: em busca do tempo vivido” (2003), “Brasil e Cuba: modos de ver, maneiras de sentir” (2006), “O monge do Hotel Bela Vista” (2008), “Rachel de Queiroz, a senhora do Não Me Deixes” (2010), “Em louvor a Drummond” (2012), “Cadeira 24: dos rios do Pará aos verdes mares do Ceará” (2013), “Com a mala na cabeça” (2014), “No PEN Clube do Brasil, a casa de Villaça” (2016), “O professor, Beethoven e o ladrão” (2016) e “O poeta Carlos & outros Drummonds” (2017).

É membro da Academia Brasiliense de Letras, da Academia de Letras do Brasil e do Observatório da Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal); é sócio-correspondente, em Brasília, da Academia Cearense de Letras e da Academia Cearense da Língua Portuguesa; sócio da Associação Nacional de Escritores, da Associação Brasileira de Imprensa e da Associação dos Bibliófilos do Brasil.

 

SERVIÇO:

Palestra “As histórias de Agripa, garimpeiro da história”, com Edmílson Caminha

Data: 28 de outubro

Horário da palestra: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.