Quais são as semelhanças e diferenças entre o trabalho de Luís Vaz de Camões e Jorge de Sena? O público tem a oportunidade de descobrir na palestra “Jorge de Sena, poeta como Camões”, no dia 25 de novembro, às 19h30, na Academia Mineira de Letras. Quem é responsável por aprofundar-se na vida e obra desses dois poetas da língua portuguesa é a professora Dra. Ida Alves – Programa de Pós-Graduação Estudos de Literatura da UFF/ Pesquisadora do CNPq.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

A palestra aborda a vida e obra de um dos mais relevantes poetas no contexto da literatura portuguesa do século XX: Jorge de Sena. Seu perfil de escritor de combate, resistência e ousadia será analisado em três espaços: Portugal, Brasil e Estados Unidos.

Além disso, a professora contextualiza a poética seniana e sua relação com Camões, fazendo uma abordagem plurifocal (história literária, crítica de poesia e literatura comparada) para demonstrar a importância da obra de Jorge de Sena e sua contribuição para o conhecimento mais denso e crítico da literatura portuguesa e das relações literárias e culturais luso-brasileiras.

“Jorge de Sena, embora tenha vivido no Brasil de 1959 a 1964, e seja autor de extensa obra no campo de Letras (narrativa, poesia, teatro, ensaísmo crítico, ensaísmo cultural e historiográfico, além de ensino e tradução) continua desconhecido entre nós. Foi sem dúvida o mais instigante leitor crítico da obra camoniana no século XX e o mais veemente combatente verbal contra o Portugal salazarista de seu tempo. Tudo isso em apenas 58 anos de vida. Faleceu nos EUA em 1978”, ressalta a professora.

 

Sobre a palestrante:

Ida Alves é professora titular de literatura portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense-UFF, Niterói. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação Estudos de Literatura, UFF.  Colidera os Grupos de Pesquisa Estudos de Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa – UFF/CNPq e Poesia e Contemporaneidade – UFF/CNPq. É Coordenadora de Pesquisa do Pólo de Pesquisas Luso-Brasileiras (PPLB), sediado no Real Gabinete Português de Leitura. É pesquisadora-bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq e Cientista do Nosso Estado – FAPERJ. Coordena a Plataforma Páginas Luso-Brasileiras em Movimento, sediada no site do Real Gabinete. Tem organizado e coorganizado diversos livros sobre poesia portuguesa e brasileira, estudos literários e relações luso-brasileiras. Tem inúmeros artigos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais.

SERVIÇO:

Palestra “Jorge de Sena, poeta como Camões”, com Ida Alves

Data: 25 de novembro

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.