O jornalismo literário desperta muito interesse ao público, ao mesmo tempo que gera muito debate sobre o gênero, afinal é literatura ou jornalismo? Para falar sobre o assunto, a Academia Mineira de Letras convida o jornalista e escritor Fabrício Marques para a palestra “Jornalismo e Literatura: modos de dizer”. O conteúdo pode ser assistido no canal de Youtube da AML a partir do dia 6 de agosto, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

O jornalismo literário é uma prática de reportagem que utiliza recursos da literatura. Para entender esse conceito, que não é consensual, o palestrante faz uma breve panorâmica em torno das características e especificidades desse gênero.

Fabrício Marques vai, ainda, destacar alguns livros e autores que dão vida à prática, “especialmente aqueles que, em suas narrativas, conferem visibilidade àqueles anônimos ou mesmo marginalizados”, completa o palestrante.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

 

Sobre o palestrante:

Fabrício Marques é jornalista com doutorado em Literatura Comparada pela UFMG, foi professor de jornalismo em diversas instituições. É autor de vários livros, entre eles o livro-reportagem “Uma cidade se inventa” (Scriptum, 2015) e “Wander Piroli: uma manada de búfalos dentro do peito”, ambos finalistas do Prêmio Jabuti.

SERVIÇO:

Palestra on-line “Jornalismo e Literatura: modos de dizer”, com Fabrício Marques

 Data: a partir de 6 de agosto, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Mais ainda, fomenta a geração de empregos e renda em nossa cidade, além de viabilizar projetos socioculturais para a comunidade. São iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura e foram gerados 16 mil postos de trabalho.

Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

 

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br