O professor Eduardo Veras é o convidado da Academia Mineira de Letras para palestra que acontece no dia 18 de outubro, às 19h30. Em “O tecido dos afetos: a poesia de Jorge Alberto Nabut”, a trajetória poética de Nabut será revisitada, abordando o mais novo título do autor, “O Círculo dos Bastidores”, que também será lançado na ocasião.

O evento acontece no âmbito da Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

Além de abordar várias nuances da vida e obra do autor, a “palestra pretende apresentar ao público de Belo Horizonte o novo trabalho desse poeta sensível às linhas do contemporâneo e ao amplo tecido dos afetos pessoais e literários”, explica o palestrante Eduardo Veras.

O livro de José Alberto Nabut, “O Círculo dos Bastidores”, que será lançado no dia, traz um recorte histórico que evidencia importante período de mudanças sociais, com a inserção da mulher na vida pública. Com o direito ao voto e evolução das máquinas, a mulher sai detrás das treliças e dos véus das igrejas para ser vista à luz do dia, no enfrentamento da nova realidade, em parte, aberta por ela.

“Entre a poesia e a costura, Jorge Alberto Nabut faz, em O Círculo dos bastidores, o  elogio da máquina, mas também o elogio do homem, da mulher por trás da máquina. O que o livro tem de melhor reside no entrelaçamento dessas duas linhas de força – a arte e a vida; a poesia, entendida como composição da inteligência, e a memória afetiva – poética também, mas num sentido muito diverso”, diz o palestrante.

 

Sobre o palestrante:

 

Eduardo Veras é mestre em Literatura Brasileira e doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Cursou estádios de doutorado e pós-doutorado na Université Paris Sorbonne e na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Estudos Literários da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Seu trabalho como pesquisador e crítico inclui publicações na imprensa e em diversas revistas especializadas no Brasil e na França. Suas pesquisas têm se concentrado em poetas brasileiros e franceses da segunda metade do século XIX e da passagem do século XIX para o XXI.

É autor do livro O Oratório poético de Alphonsus de Guimarães: uma leitura do Setenário das Dores de Nossa Senhora (Relicário, 2016). Organizou, em parceira com Gustavo Silveira, as coletâneas de ensaios Por uma literatura pensante: ensaios de filosofia e literatura (Fino Traço, 2012) e Poesia contemporânea: reconfiguração do sensível (Quixote + Do editoras associadas, 2018) esta última com participação de Tiago Pinheiro. Traduziu para o português, em parceria com Isadora Petry, os poemas em prosa de Baudelaire (Pequenos poemas em prosa – O Spleen de Paris, Edipro, 2018). Também se dedica à produção literária, tendo publicado o livro de poemas – Deserto Azul (Penalux, 2018).

 

SERVIÇO:

Palestra “O tecido dos afetos: a poesia de Jorge Alberto Nabut”, com Eduardo Veras

Lançamento do livro “O Círculo dos bastidores”, de Jorge Alberto Nabut

Data: 18 de outubro

Horário da palestra: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita

 

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.