Pedro Rogério Couto Moreira

Nasceu em Belo Horizonte, MG em 16 de dezembro de 1946.
Filho de Ibrantina Brandão Couto Moreira e Vivaldi Moreira.

Filho de Vivaldi Moreira e Ibrantina Brandão Couto Moreira. Desde a infância, conviveu no ambiente literário: seu pai detinha uma das maiores bibliotecas particulares de Minas Geais; e seus tios, Edison e Pedro Paulo, eram donos da Livraria Itatiaia, onde Pedro Rogério trabalhou como balconista e travou contato com diversos escritores mineiros da época.

Exerceu o jornalismo diário nos jornais Última Hora, de São Paulo; em A Notícia e O Globo, do Rio de Janeiro; em Brasília, atuou na TV Globo, na Radiobrás, no SBT e no Jornal do Brasil, e diretor de projetos de mídia no Senado Federal. Integrou a assessoria da Presidência da República no Governo Itamar Franco.

Publicou “Hidrografia Sentimental – Aventuras sem malícia de um repórter na Amazônia”; “O almanaque do Pedrim”; “Bela noite para voar – Um folhetim estrelado por JK”; “Jornal Amoroso”; “Jornal Amoroso – Edição Vespertina”; “Amor a Roma, amor em Roma”; “Memórias da diverticulite: Geografia sentimental de Miguel Torga em Minas”; “Passeio pela magia na história de Carlos Magno”; “Palavras cruzadas”; “Diário da falsa Cruz de Caravaca. Sob o céu de Belo Horizonte”; “O livro de Carlinhos Balzac e Fortuna Biográfica de Vivaldi Moreira”.

É casado com Yara Ulles Moreira e continua residindo em Brasília, onde pode ser contatado pelo e-mail pedrorogeriomoreira@gmail.com

Cadeira 38

Patrono
Beatriz Brandão (1779–1868)
Fundador
Paulo Brandão (1883–1928)
1º Sucessor
Honório Armando (1891–1958)
2º Sucessor
Vivaldi Moreira (1912–2001)
3º Sucessor
Pedro Rogério Couto Moreira (1946)