Ibrahim Abi-Ackel

Ibrahim Abi-Ackel é natural de Manhumirim, Minas Gerais. Diplomou-se pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro.

Ainda como estudante, participou do concurso de monografias patrocinado pela faculdade e foi agraciado com os prêmios “Revista Brasileira de Criminologia” e “Livraria Freitas Bastos”. Foi colaborador permanente da revista “A Cigarra”, dos Diários Associados, responsável pela seção “Uma História Verídica”. Foi também aprovado no concurso público do DASP para o cargo de Inspetor Federal do Ensino Secundário.

Exerceu, por várias décadas, a profissão de advogado, notadamente na área criminal, em que se tornou conhecido pela constante participação no Tribunal do Júri. Foi Procurador Geral da Prefeitura de Belo Horizonte.

Foi vereador em sua cidade natal. Depois, desempenhou em três legislaturas sucessivas o mandato de deputado estadual, durante os quais foi Líder da
Oposição e, em seguida, Líder do Governo e da maioria parlamentar. Foi o
Relator Geral da Constituição do Estado e, entre outras matérias de importância,
Relator do primeiro Estatuto do Magistério de Minas Gerais. Foi mais de uma
vez escolhido “Deputado do Ano” pelo Centro de Cronistas Políticos de Minas
Gerais.

Exerceu sete mandatos de deputado federal. Entre 1980 e 1985, foi ministro de estado da Justiça. Em Minas, também exerceu o cargo de Secretário de Estado da Defesa.

Ibrahim Abi Ackel recebeu as principais condecorações do país e de países estrangeiros. Pertence ao Instituto dos Advogados do Brasil, de Minas Gerais e de Brasília, e ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Cadeira 17

Patrono
Conde de Prados (Dr. Camilo Armond) (1815–1882)
Fundador
Eduardo de Menezes (1857–1923)
1º Sucessor
José Antônio Nogueira (1892–1947)
2º Sucessor
Abgar Renault (1901–1995)
3º Sucessor
Aluísio Pimenta (1923–2016)
4° Sucessor
Ibrahim Abi-Ackel