Elisabeth Rennó

Elisabeth Fernandes Rennó de Castro
Nasceu em Carmo de Minas.

Formação

Possui o Curso de Graduação em Letras-Português-Inglês pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Especializou-se em Literatura Brasileira com o Curso de Pós-Graduação pela mesma Faculdade. Obteve o título de Mestre em Literatura Brasileira com a aprovação da dissertação A Aventura Surrealista de Lêdo Ivo: Invenção e Descoberta, em 1985. É Presidente Emérita da Academia Feminina Mineira de Letras; Presidente da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, Sócia Efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Pertence às Academias de Letras de Itajubá, São João del-Rei, Conselheiro Lafaiete, Congonhas e é membro do Internacional Writers and Artists, OH, USA. Eleita por unanimidade para a Academia Mineira de Letras, tomou posse no dia 19 de outubro de 2004, em sucessão ao Acadêmico Caio Mário da Silva Pereira, na cadeira de número 21.

Obras

Possui 10 livros publicados: A Aventura Poética de Lêdo Ivo; ensaio. Palavras e Parábolas, Cantata em Dor Maior, poemas; Rascunho de Minas, Um Esboço Histórico e outros ensaios, ensaios, Concha-Lua, romance, De Gil a João, prêmio Eduardo Frieiro para ensaio, em 2000, da Academia Mineira de Letras; e Crônicas de Jornal, 2003;Memória Diamantina; Ronda Universal, poemas. Post-Scriptum, ensaios, em preparo. Em 2002, obteve os Prêmios Nelson de Faria da Academia Mineira de Letras e o Prêmio Alejandro José Cabassa da União Brasileira de Escritores, com seu livro Concha-Lua; Memória Diamantina, ensaio, recebeu o Prêmio Centenário de Juscelino Kubistchek de Oliveira, da Academia Mineira de Letras, 2002. Integrou várias Antologias, destacando-seA Poesia Mineira no Século XX, organização de Assis Brasil, Reflexos da Poesia Contemporânea no Brasil, França, Portugal e Espanha, da Ed. Universitária de Lisboa. Vários poemas, contos e ensaios de sua autoria foram premiados, entre os quais: “O Narrador-Arqueólogo”, Prêmio BDMG Cultural de Literatura; “Rascunho de Minas”; Prêmio de Excelência do Internacional Writers and Artists. Vários temas foram enfocados em palestras feitas em Belo Horizonte e outras cidades mineiras.

Homenagens

Placa Comemorativa, em homenagem à Mulher e Diploma de Mérito Legislativo, da Câmara Municipal de Belo Horizonte; Medalha Comemorativa dos 85 anos do Centro da Comunidade Luso-Brasileira; Medalha do Primeiro Centenário do Palácio da Liberdade; Medalha Santos Dumont-Grau Prata; Medalha Bárbara Heliodora da União Brasileira de Escritores, RJ; Grande Medalha da Inconfidência do Governo do Estado de Minas Gerais, Medalha Israel Pinheiro e Medalha João Pinheiro, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

Colabora em várias publicações, jornais e revistas de Brasília, Itajubá, Congonhas, Lafaiete, Belo Horizonte. A Antologia Perles Réverbérantes – Pérolas Reverberantes, organizada por Lívia Paulini, teve a sua versão em Francês de poemas escritos por grandes poetas brasileiros, feita por Elizabeth Rennó. Colabora no jornal Estado de Minas, como articulista, desde 1992. Autora de inúmeros prefácios de livros de literatura em geral de grandes autores, como Vivaldi Moreira. Colabora, ainda, na Revista da Academia Mineira de Letras, na Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais; nas publicações da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e da Academia Feminina Mineira de Letras.

Cadeira 21

Patrono
Fernando de Alencar (1857–1910)
Fundador
Gilberto de Alencar (1887–1961)
1º Sucessor
Nelson de Faria (1902–1968)
2º Sucessor
Oscar Negrão de Lima (1895–1971)
3º Sucessor
Hilton Rocha (1911–1993)
4º Sucessor
Caio Mário (1913–2004)
5º Sucessor
Elisabeth Fernandes Rennó de Castro (1930)