Bonifácio José Tamm de Andrada

Nasceu em Barbacena, Minas Gerais.
filho do saudoso Deputado José Bonifácio Lafayette de Andrada e de Vera Tamm de Andrada.
É casado com Amália Borges de Andrada, de cujo o matrimônio tem oito filhos

BIOGRAFIA

Nasceu em Barbacena, Minas Gerais. Filho do Deputado José Bonifácio Lafayette de Andrada e de Vera Tamm de Andrada. É casado com Amália Borges de Andrada, de cujo o matrimônio tem oito filhos. O Deputado exerce o 7º mandato na Câmara dos Deputados após 4 mandatos como Deputado Estadual na Assembléia Legislativa de Minas Gerais e um Mandato como Vereador em sua terra natal, a cidade de Barbacena no estado de Minas Gerais. Exerceu vários cargos de Secretário de Estado em Minas Gerais no Governo Magalhães Pinto, Aureliano Chaves e Hélio Garcia. É professor universitário vinculado a UNB de Brasília, a PUC de Belo Horizonte e a UNIPAC de Barbacena, na disciplina de Direito Constitucional e ainda de Ciência Política, tem vários livros publicados e participado de Seminários e Congressos no Brasil e Exterior. A sua atuação parlamentar se destaca como jurista e técnico em questões constitucionais e políticas tendo exercido a Liderança do Governo e Presidência da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Durante o seu mandato como Dep. Estadual, foi Relator das Constituições Mineiras de 1967 e 1970. Participou da Assembléia Nacional Constituinte, tendo sido um dos líderes do chamado “Centrão” e membro da Comissão de Sistematização e Redação da Constituição de 1988. Deputado Federal, foi Presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de outras Comissões, tendo exercido também a Procuradoria Parlamentar da Câmara dos Deputados. Atualmente preside os trabalhos de Consolidação da Legislação Brasileira, é um dos Relatores do Projeto do novo Código Civil e também da Emenda que institui o Parlamentarismo, além de Presidente da Subcomissão de Ensino Superior, sendo também, membro do Parlamento Latino-Americano onde exerce função na Comissão Jurídica Internacional.

Atividades Universitárias

Bacharel em Direito pela PUC do Rio de Janeiro, Doutorado em Direito Público pela UFMG, tendo cursado Sociologia e Política e o Mestrado de Ciência Política (UFMG), Curso da ADESG e vários outros, como também participado de Seminários no Brasil e no Exterior sob temas Constitucionais Administrativos, Políticos, Sociais e Rurais. Professor titular de Direito da PUC – MG (licenciado), Vice Diretor de Direito da PUC (1973), Professor de Direito Constitucional da Universidade de Brasília – UNB (licenciado), Professor Titular de Direito Constitucional da Faculdade de Direito de Barbacena (licenciado), e professor de Ciência Política da universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC na mesma cidade, Reitor (licenciado) da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, Membro do Conselho Diretor da UNA, Ex-Presidente Fundador da CNEC – MG. Técnico em Assuntos Educacionais do MEC. Professor da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena e Presidente de Fundações Educacionais que criou com vários Cursos Superiores em funcionamento, em Minas Gerais e no Estado do Tocantins.

Atuação Pública

Presidente do Departamento Estudantil da UDN, Oficial de Gabinete do Ministro da Agricultura, Vereador pela UDN de Barbacena, Deputado Estadual, Líder da UDN na Assembléia de MG, Secretário Geral da UDN-MG, Presidente da Assembléia Legislativa – MG, Líder da Arena na Assembléia – MG (1965), Secretário Geral da ARENA – MG, Secretário de Estado da Educação e Cultura de Minas Gerais (1966), Secretário de Estado do Interior e Justiça de Minas Gerais (1975), Deputado Federal (1978-1982), Vice-Líder do PDS na Câmara dos Deputados, Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, Secretário de Estado da Administração e Recursos Humanos – MG (1993), Presidente da PRODEMGE – MG, Procurador Parlamentar Geral da Câmara dos Deputados (1996); Membro da Delegação Brasileira do Parlamento Latino Americano, Chefe da delegação Brasileira no Congresso de Bagdá (Iraque – 1982), Coordenador do Grupo de Trabalho para Consolidação das Leis Brasileiras (1998-2000); Relator Parcial do Código Cívil de (2000) (Parte Geral), Relator da Emenda Parlamentarista de (2000), Membro da Executiva Nacional do PSDB (2000). Membro da Academia Mineira de Letras e do Instituto Histórico Geográfico de Minas Gerais (2001).

Publicações

Parlamentarismo e Evolução Brasileira – Direito Constitucional Pronunciamentos e Estudos – Jornada Parlamentar – Parlamentarismo e Realidade Nacional – Parlamento e sua crise no fim do Século – Estudos de Direito Constitucional e de Ciência Política – Direito Partidário no Brasil – Revolução de 1930, Marco Histórico – Ciência Política Ciência do Poder, Ciência Política e seus aspectos atuais e ainda vários trabalhos sobre temas políticos, jurídicos e históricos em revistas técnicas, estando no prelo Discursando na Assembléia Constituinte.

Viagens

Viajou por vários países da Europa, Ásia e África, Estados Unidos, participando de Simpósios e realizando conferências especialmente na Alemanha e na França, entre outros.

Condecorações

Medalha Barão do Rio Branco (Itamaraty), Medalha do Mérito do Tribunal Superior do Trabalho, Medalha do Mérito Militar da Marinha, Medalha do Mérito Militar do Exército, Medalha do Mérito Militar da Aeronáutica, Medalha da Inconfidência de Minas Gerais, Grande Medalha do Governo do Chile e de várias outras entidades brasileiras, Cidadão Honorário de vários municípios mineiros.

Outras Informações

“O Deputado Bonifácio de Andrada é descendente direto do Patriarca José Bonifácio de Andrada e Silva e, ainda bisneto do Conselheiro Lafayete Rodrigues Pereira, sobrinho neto do Presidente Antônio Carlos, representando a 5ª Geração de Parlamentares Brasileiros da Família Andrada, que de pai para filho servem o Parlamento Nacional desde 1821, com a interrupção apenas de 8 anos no século passado. Em 1996, comemoraram o centenário de atuação parlamentar na República”.

Cadeira 15

Patrono
Bernardo Guimarães (1827–1884)
Fundador
Dilermando Cruz (1879–1935)
1º Sucessor
Moacyr Andrade (1897–1935)
2º Sucessor
Odair de Oliveira (1917–1982)
3º Sucessor
Armond Werneck (1916–1991)
4º Sucessor
Bonifácio José Tamm Andrada (1930)